quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Como avaliar?

Com base no livro de Lino Macedo "Ensaios pedagógicos", observamos a importância e as funções da avaliação escolar hoje.
O livro mostra seis funções da avaliação, praticadas em escolas, são elas: selecionar, diagnosticar, antecipar, orientar, certificar e regular. Avaliar é uma função muito difícil, potanto atribuir valores a ela é uma tarefa muito complexa.
Acredita-se que um dos recursos que pode nos ajudar a avaliar, é a construção ou uso de indicadores, entre eles estão: números, exemplos, partes de uma situação. No entanto avaliar por intermédio de inferências possibilitadas por indicadores implica uma mudança de atitude.
N perspectiva classificatória, a avaliação fecha um ciclo em termos positivos ou negativos, já o julgamento feito através de um indicador abre possibilidades, cria desafios, entre outros; portanto avalia o que esta bom, o que precisa ser corrigido, o que pode ser antecipado ou pré-corrigido.Trata-se portanto de uma nova função da avaliação.
Assim para que esta nova avaliação aconteça é necessário integrar as seia funções da avaliação.