terça-feira, 8 de julho de 2008

Apresentação


Somos alunas do Normal Médio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – Campos RJ.
Estamos no 3º ano, portanto na reta final de uma formação que teve início em 2006, aprendemos muito com as aulas de: Didática Geral, Didática de História e Geografia, Didática da Linguagem, Didática das Ciências, Didática da Matemática, Psicologia, Filosofia, Prática de Ensino, entre outros.
Durante o curso fizemos uma reflexão teórico–prática, de acordo com os estágios realizados na Educação Infantil (maternal, 1º período, 2º período), e no Ensino Fundamental (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano, 5ºano) em um caderno nos 1º e 2º ano, já no 3º ano, estamos fazendo essa reflexão neste blog.
Neste ano daremos aulas práticas, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, estamos ansiosas para completar mais essa etapa.
Também estamos concluindo a nossa monografia, que teve início no 2º ano, o tema é baseado nas dificuldades encontradas hoje, por muitos professores, para alfabetizar as crianças. A partir disso realizamos a nossa monografia sobre a Alfabetização & Letramento, como uma nova holística para com a educação, abordamos diversos autores como Emilia Ferreiro, os métodos usados como o de Decroly, e questionamos se a Alfabetização está contextualizada com a realidade da criança.
Convidamos vocês a visitarem o nosso blog, deixando os comentários para que possamos aprender ainda mais.

Reflexão...

“O poeta e o músico tiveram o seu nome escrito na História, mas ninguém recorda quem foram os seus mestres. No entanto, há uma beleza imensa nesse passar despercebido, nesse ter rasgado as mãos ao trabalhar nos escuros alicerces de um mundo melhor. Uma beleza que só é apreciada pelas grandes sensibilidades, como são as daquelas pessoas que se dedicaram de corpo e alma à educação.”(Autor Desconhecido)

“Ensinar não é uma função vital, porque não tem o fim em si mesma; a função vital é aprender.” (Aristóteles)

“Se deres um peixe a um homem, ele alimentar-se-á uma vez; se o ensinares a pescar, alimentar-se-á durante toda a vida.” (Kuan-Tsu)

Nenhum comentário: