quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Como avaliar?

Com base no livro de Lino Macedo "Ensaios pedagógicos", observamos a importância e as funções da avaliação escolar hoje.
O livro mostra seis funções da avaliação, praticadas em escolas, são elas: selecionar, diagnosticar, antecipar, orientar, certificar e regular. Avaliar é uma função muito difícil, potanto atribuir valores a ela é uma tarefa muito complexa.
Acredita-se que um dos recursos que pode nos ajudar a avaliar, é a construção ou uso de indicadores, entre eles estão: números, exemplos, partes de uma situação. No entanto avaliar por intermédio de inferências possibilitadas por indicadores implica uma mudança de atitude.
N perspectiva classificatória, a avaliação fecha um ciclo em termos positivos ou negativos, já o julgamento feito através de um indicador abre possibilidades, cria desafios, entre outros; portanto avalia o que esta bom, o que precisa ser corrigido, o que pode ser antecipado ou pré-corrigido.Trata-se portanto de uma nova função da avaliação.
Assim para que esta nova avaliação aconteça é necessário integrar as seia funções da avaliação.

5 comentários:

Didatica na Prática Pedagógica disse...

olá meninas! A avaliação é uma boa forma de verificar se o aluno esta acompanhando o conteúdo que está sendo transmitido, porém muito professores utilizam a avaliação de forma inadequada. Nós como educadoras através do blog podemos mostraro verdadeiro sentido da avaliação!! Parabens pelo seu trabalho!! continue assim!! avante!! :) HELLEN E CHRIS

Josiele e Vanessa disse...

Gostamos da postagem de vcs, pois se basearam mt bem em Lino de Macedo.
Continuem assim.
Bjs Josi e Vanessa.

Giulia e Romélia disse...

Parabéns o blog está maravilhoso!
A avaliação é necessária para saber o que o aluno aprendeu na sua aula.
Bjokas
Continuem assim.
By: Giulia e Romélia

Didática & Prática disse...

Parabéns pelo blog!
A avaliação infelizmente por muitos não é utilizada de forma correta, mas é um meio eficaz de saber se o aluno aprendeu ou não.
Continuem assim!
Bjs Giselle e Ihara

pratica de ensino disse...

Muito boa a organização e a fundamentação que vcs fizeram, se baseando tão bem em Lino de Macedo.
A avaliação é um dos principais métodos da educação e só é observado êxito quando feita com seriedade e cuidado.
Parabéns!Continuem com esse grande empenho! =DD Bruna e Lyse